31 de dezembro de 2010

Nós


Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar.
E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de
tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro.
Rubem Alves


Você não tem idéia, mas você acabou de salvar a minha vida. Com o seu papo sobre política, com os seus cuidados, seu carinho, sua amizade, sua lealdade, sua sinceridade, com o furo do teu queixo, com a maciez do seu cabelo, com as suas mãos suadas, com a sua pélvis, com as suas pernas, com as suas palavras você acabou de me salvar. Me salvou de anos de procura, de anos de depressão, de anos de cansaço. Eu ainda estou levantando a mão e sentindo a curva das suas costelas, eu ainda estou fechando os olhos e descobrindo prazeres em você que eu nem sabia que existiam. E eu nem sabia que existia, também, esse tipo de sentimento. A entrega sem medo, o amor sem fuga, a vitória sem cansaço, a luta sem perda, a conquista, o final feliz.
Eu só quero você e todos os benefícios que isso me traz. Quero deitar num campo para olhar as estrelas com você e lembrar que as suas pintas parecem uma constelação. Quero assistir filme e comer pão de queijo pela primeira vez com alguém perfeito (e todas as imperfeições que alguém perfeito pode ter) ao meu lado. Quero que a gente nunca perca de vista o nosso foco principal, que é ser feliz. E que lembre que nos dias difíceis, sempre teremos o peito um do outro no final do dia. E quero que batalhemos juntos, que consigamos juntos, e que lembremos que juntos somos mais fortes. Quero que entendamos que a felicidade não é o destino, e sim a viagem, e que a nossa começou no dia 9 de dezembro. E que assim começamos a ser felizes, e seremos muito mais felizes nessa jornada que eu tenho certeza que será maravilhosa. Quero que você nunca deixe de pensar em mim quando ler Abreu, assim como eu nunca vou deixar de pensar em você quando ouvir Swift. E que a gente se lembre sempre que a gente se reconheceu de sempre, mesmo que nunca tenhamos nos visto. E que existem sinais divinos, astrologicos e espirituais cospirando à nosso favor. E quero que você saiba que, se eu puder, vou passar o resto da minha vida falando o quanto você é especial, o quanto você é brilhante e bonito e o quanto eu te amo.


Matheus Oliveira

15 de dezembro de 2010

O melhor de mim


"Você é uma possibilidade minha, menino. Possibilidade não verbalizada. Como um sentimento sem nome, feito de uma palavra estranha. Palavra que nunca vai caber em dicionário nenhum, e que ninguém nunca vai inventar. Repetição? Sim. É que eu tento apagar, eu minto pra satisfazer tuas vontades, te pedindo pra não vir. Mas você fica. E vai sempre ficar. O inevitável dança aos meus olhos. Aí chega a hora em que distribuo um segredo: o tudo que faltava, talvez seja você. Digo e vou dormir, sem sonho, mas dentro dele."
Caio Fernando Abreu


Há um mês eu não a conhecia. Passei 17 anos sem sequer imaginar esse gosto, esse cabelo, essa voz, esse sorriso, essa força sobrenatural que passou de você para mim. E agora, diante dos nossos poucos momentos, eu tenho sido a pessoa mais feliz do mundo. E não importa o que você diga sobre o seu cabelo, seu nariz, seu jeito, sim, a culpa é sua sim, e eu tenho que agradecer por isso. Sinta o que quiser por saber que você é a responsável, a culpada pela minha felicidade. Você zerou a minha vida novamente. E é por nós dois juntos que eu venho planejando, pensando, pesando, repensando, que tenha feito algumas declarações aleatórias e, mesmo com alguns erros, vivido. Quero tirar dos seus ombros e dividir com você o fardo que você carrega, quero ser o seu lugar de descanso em meio a medos e agonias. Quero fazer você se sentir feliz todos os dias de sua vida, acredito que essa seja a minha missão agora, não recebi você por acaso. Saiba que em mim, você tem um porto seguro, e estamos nos firmando em uma rocha. God only knows what I'd be without you.
Estive pensando nesse mistério lindo que você é para mim e eu sou para você e que ainda seremos, sempre, um para o outro. Nessas oportunidades maravilhosas de encontros que nos foram dados por meio do destino, sina, astros. Nessa expectativa que eu crio no coração antes de te ver. Nessa paz que eu sinto ao seu lado e me faz querer recostar nos seus ombros e repousar cansaços. Na saudade absurda que eu sinto mesmo sendo os nossos primeiros momentos. Nesse abraço de chegada e despedida que começam horas antes de acontecerem e duram uma eternidade. Nesse seu cheiro de paz no coração. Nessa vontade de deixar o mundo em espera enquanto eu desfruto, sem peso nenhum no coração, esses momentos que me fazem sentir melhor, tão melhor, melhor para você.

Matheus Oliveira

5 de dezembro de 2010

E acontece que eu ainda sou babaca, pateta e ridícula o suficiente para estar procurando O verdadeiro amor. Pára de rir, senão te jogo já este copo na cara. (...) Ele vai sentar na minha mesa, me olhar no olho, pegar na minha mão, encostar seu joelho quente na minha coxa fria e dizer: vem comigo. É por ele que eu venho aqui, boy, quase toda noite. Não por você, por outros como você. Pra ele, me guardo. Ria de mim, mas estou aqui parada, bêbada, pateta e ridícula, só porque no meio desse lixo todo procuro o verdadeiro amor. Cuidado, comigo: um dia encontro.

Caio Fernando Abreu
Acordar no meio da tarde, de ressaca, olhar sua cara arrebentada no espelho. Sozinho em casa, sozinho na cidade, sozinho no mundo. Vai doer tanto, menino. Ai como eu queria tanto agora ter uma alma portuguesa para te aconchegar ao meu seio e te poupar essas futuras dores dilaceradas. Como queria tanto saber poder te avisar: vai pelo caminho da esquerda, boy, que pelo da direita tem lobo mau e solidão medonha.

Caio Fernando Abreu
Porque no meio dos restos dos gostos de vodca, lágrima e café, entre as pontadas na cabeça, o nojo da boca do estômago e os olhos inchados, principalmente às sextas-feiras, pouco antes de desabarem sobre mim aqueles sábados e domingos nunca mais com Ana, vinha a certeza de que, de repente, bem normal, alguém diria telefone-para-você e do outro lado da linha aquela voz conhecida diria sinto-falta-quero-voltar. Isso nunca aconteceu.

Caio Fernando Abreu
Por que não lhe disse antes? Apertá-lo demoradamente contra o meu peito e dizer. Não disse porque pensava que tinha pela frente a eternidade. Só me resta agora esperar que acontença outra vez, vislumbro esse encontro - mas vou reconhecê-lo? E vou me reconhecer nos farrapos da memória do meu eu?

Lygia Fagundes Telles

3 de dezembro de 2010

Todos que vão


Pelo exercício de fé que nos foi concebido, meu Senhor, tenho alguns pedidos a fazer. Eu sequer acredito, mas se o Senhor existir, uso todo o resto de fé para pedir por eles.Não que isso fará alguma diferença realmente, mas é bom pedir, pois a fé nos enche de esperança e pedidos é o que fazemos quando tudo está mal. E apesar de eu já não ter mais fé alguma, não peço por mim e sim por eles, e o Senhor leve em consideração isso. Queria pedir a Deus, qualquer que seja a concepção disso, as suas mãos sobre a Terra, principalmente para aqueles que hoje estão partindo. Um olho luminoso para todos aqueles que se perderam no meio do caminho e que não sabem mais para onde ir. Toca no coração daqueles que não sabem o que é amor, porque às vezes precisamos disso mais do que Senhor. E para aqueles que já amam, abençoa-os para que eles possam prosseguir, firmes, sem perder partes de si mesmos. Quero também um olhar piedoso para aqueles que manipularam, dissimularam, traíram, vingaram. Um olhar generoso para as pessoas que já tem tudo e não se contentam com nada. Dê forças especiais aos que ficaram, pois uma parte deles se foi junto. Cuida dos fracos que perderam os apoios, os toques, os carinhos, as reciprocidades. Dê fôlego para os que desistiram, depois de tantas quedas, tantos traumas e tantas mágoas é muito difícil se manter em pé. Para os casais que se perderam, luz para se encontrarem. Para os casais que permaneceram, luz para continuarem. Olha por aquela garota que dança para se sentir feliz. Olha pelo rapaz que ouve dez vezes seguidas The Blower's Daughter e chora. Olha por aqueles que lutaram e venceram. Pousa teu olho sobre aqueles que estão cansados de tentar e não conseguir. Conceda a eles algumas vitórias, antes que eles se tornem frios demais para tentar. Abençoa a todos aqueles que querem ser uma coisa e não conseguem, que querem assumir uma verdade e não tem força para isso, não deixe eles cairem no contentamento. Não esquece dos abençoados por dons, faça que tudo possa correr da melhor forma para eles pois há espaço para todos. Dê animo para aquelas moças que tentam tanto e conseguem tanto, que para pagar as despesas dão duro como garçonetes ou empregadas. Pousa teu olhar amoroso para todos aqueles que assistem os naufrágios de suas ilusões. Pousa teu olhar caloroso para aqueles que passaram frio, seja interno ou externo. Um olho generoso para aqueles que vão dar grandes passos, para que consigam, enfim. Ouça as preces dos católicos, evangélicos, budistas, espiritas, espiritualistas, pois eles procuram pelo Senhor, lutam pelo Senhor, choram para o Senhor os ouvir. Escute o coração dos ateus e agnósticos também, seria injusto culpá-los pela descrença.
Senhor, hoje, amanha e sempre, ilumina o cotidiano deles, abençoe eles, segure eles, guie eles. Para todos nós, que nos esforçamos tanto, que desistimos um pouco todos os dias e no dia seguinte estamos com a cabeça em pé, sorri, abençoa a nossa triste miséria e nos dê forças para continuar todos os dias.

Matheus Oliveira, daquele que fica para aqueles que vão.